Zend Framework Coding Standards

Para produzir um código de alta qualidade, um bom início é seguir algum padrão de codificação. Ele melhora a legibilidade, torna o código mais previsível e ajuda na sua manutenção.

Devo colocar as chaves de abertura de um método na mesma linha, ou devo quebrar uma linha? Quantos espaços utilizar para identar o código? Qual deve ser tamanho máximo de cada linha de código?

É interessante que a resposta para cada uma dessas e outras perguntas sobre padrões de código seja a mesma ao longo de todo o sistema. Não é agradável ver, por exemplo, duas classes do mesmo sistema com diferentes tamanhos de identação ou uma classe com o tamanho máximo de linha de 80 caracteres e outra sem nenhum limite definido. Aliás, que derrota é abrir um arquivo sem limite de tamanho das linhas, com aquela horrível barra de rolagem horizontal. A impressão que causa é que o autor do código não se importava muito com ele, e isso é um péssimo presságio que coloca em dúvida a qualidade do código do restante do sistema.

A Zend, a auto-intitulada “The PHP Company”, criou um padrão bem interessante, bem documentado e suuuper legal. Para os usuários do Zend Studio, é possível até definir esse padrão para a IDE pelo caminho: Window > Preferences > PHP > Code Style > Formatter > Active Profile.

Para os interessados, segue o link da documentação do padrão de código PHP da Zend: Zend Framework Coding Standards.

Categorias: PHP, Zend Framework

Comentários (1)

  • I’m across this using this write-up, I actually suppose this website needs much more consideration. Ill probably be again to learn much more, thanks that info.