Autenticando o Zend Framework no Alfresco

O Alfresco, em poucas palavras, é um GED (Gerenciador Eletrônico de Documentos) escrito em Java e que possibilita gerenciamento inteligente dos documentos, buscas à la Google e integração com diversas interfaces. Possui uma versão Community, que é gratuita e open-source. O Alfresco também possibilita a criação e desenvolvimento de sistemas em cima de sua plataforma, através dos seus Web Scripts. Esses scripts ficam disponíveis como serviços REST para serem consumidos por outras aplicações.

No caso de uma aplicação derivada do Alfresco, pode ser interessante que ela faça sua autenticação diretamente no próprio. O módulo Zend_Auth, do Zend Framework, pode ser extendido para realizar sua autenticação em diversas plataformas. Desenvolvi então um Adapter para o Zend_Auth para autenticar no Alfresco, utilizando o Webservice de autenticação que o mesmo disponibiliza.

Para os interessados em utilizar/expandir/melhorar a classe, aqui está o link para o projeto no Github. Em breve irei postar mais conteúdos sobre integraçao do Zend Framework com o Alfresco, principalmente classes para utilizar seus serviços REST nativos, como listagem de usuarios, grupos, pastas e arquivos.

Link: Zend_Auth_Adapter_Alfresco

Categorias: Zend Framework