John Lennon – Imagine

Postado por Bruno Cavalcante em 12 de janeiro, 2010

Considerada por muitos como a grande obra-prima de John Lennon durante sua carreira pós-beatles, Imagine (1971) é um álbum que transcende um simples cd para se tornar uma obra-de-arte.

O álbum inicia com “Imagine”, talvez a composição mais famosa de Lennon em sua carreira solo.

Difícil não se emocionar com essa música, principalmente considerando-se a trajetória de vida de Lennon. Realmente, uma canção que ultrapassou as barreiras da música pop para tornar-se um hino.

Pode-se pensar que Lennon pôs tudo a perder ao colocar Imagine como a primeira música do álbum, pois, afinal, teria ele outras canções à altura dela? A resposta é, creio eu, que sim. Logo na terceira faixa, Lennon nos mostra toda a sua capacidade de expressar seus sentimentos pela música, na bela “Jealous Guy”, também uma de suas mais conhecidas canções solo. Após a sequência “It’s So Hard”“I Don’t Wanna Be a Soldier Mama”, vem uma das minhas favoritas: “Gimme Some Truth”, uma canção-protesto que conta com ninguém menos que o também ex-beatle George Harrison na guitarra. Em seguida temos a balada “Oh My Love” e “How Do You Sleep”, famosa canção em que Lennon “ataca” o ex-beatle Paul McCartney, com quem formou a, talvez, mais famosa dupla de compositores da música pop: Lennon/McCartney. A última sequência do álbum é formada por “How?”, mais um exemplo do imenso talento de Lennon como letrista, e outra das minhas favoritas: Oh Yoko!, fechando os quase 40 minutos do álbum.

Imagine é emocionante, profundo, rebelde, e, acima de tudo, de qualidade musical excepcional. Suas melodias, letras e mensagens estão entre nós até hoje, e, espero, continuarão conosco nos tempos futuros. Pedida obrigatória para quem quer conhecer mais da carreira solo de John Lennon.

Destaques:

  • Imagine
  • Jealous Guy
  • Gimme Some Truth

Escute agora: Imagine

Peace! ;D

Relacionados

Tags:

Comente!


sete − = 3