The Beatles – Abbey Road

Postado por Bruno Cavalcante em 27 de janeiro, 2010

Último álbum gravado pelos Beatles, Abbey Road (1969) é considerado um marco na história do Rock e na carreira dos Fab Four, sendo o álbum mais vendido do grupo.

Desde a emblemática capa do álbum até “and in the end, the love you take is equal to the love you make”, as últimas palavras de In The End, tudo em Abbey Road é épico. O álbum passou, ao todo, 17 semanas no topo das paradas britânicas e 92 semanas entre  os 75 álbuns mais vendidos.

Abbey Road inicia com um poderoso rock de John Lennon: Come Together — difícil imaginar uma maneira melhor de iniciar o álbum. Em seguida temos a balada Something, de George Harrison, considerada por ninguém menos que Frank Sinatra como “a maior canção de amor já escrita”. A terceira faixa é a interessante Maxwell’s Silver Hammer, escrita por Paul McCartney. Maxwell’s foi a canção mais trabalhosa do álbum, precisando de mais de um mês de gravações para a sua conclusão. Em sequência temos mais uma clássica de McCartney, a balada Oh! Darling, talvez uma das mais populares dos Beatles. A quinta faixa é a querida Octopus’ Garden, de Ringo Starr. Até agora já temos pelo menos uma contribuição de cada Beatle, e estamos apenas na quinta faixa. A diversidade de Abbey Road é algo digno de admiração: a capacidade e amplitude musical dos Fab Four é percebida ao longo dos quase 50 minutos do álbum. A sexta canção, concluindo o primeiro lado do disco, é uma das minhas favoritas: I Want You (She’s So Heavy), escrita por Lennon para Yoko Ono.

Abrindo o lado B, temos mais uma pérola de George Harrison: Here Comes The Sun, seguida por Because, mais uma prova do enorme talento de Lennon. À partir da nona faixa do álbum, inicia-se o famoso medley de Abbey Road, fruto do gênio de McCartney e George Martin, produtor do álbum, para juntar pedaços de várias canções de Lennon/McCartney. Destaque para as ótimas She Came in Through the Bathroom Window e Carry That Weight, o solo de bateria de Ringo e a união das canções na marcante e já citada In The End, última canção do medley.

Abbey Road é um álbum interessante também por não ser tão dominado por canções Lennon/McCartney, tendo uma boa participação de George e Ringo. É incrível ver que aquela banda de Liverpool que cantava “She Loves You, Yeah Yeah Yeah” evoluiu e cresceu para tornar-se talvez a maior banda da história do Rock, e toda essa evolução pode ser percebida neste belíssimo álbum.

Destaques:

  • Come Together
  • Something
  • Oh! Darling
  • Here Comes The Sun

Escute agora: Here Comes The Sun

Relacionados

Tags: , , ,

Comente!


× nove = 72