The Backbeat Band – Backbeat

Postado por Bruno Cavalcante em 24 de fevereiro, 2010

No final da década de 50, uma banda local de Liverpool, até então conhecida como The Beatles, foi convidada para uma temporada de shows fixos em bares de Hamburgo, na Alemanha. Backbeat (1994) é a trilha sonora para o filme homônimo, que conta a história dessa tão comentada fase dos fab four.

The Backbeat Band é a banda formada para o álbum, e consiste de: Dave Pirner (Soul Asylum) e Greg Dulli (The Afghan Wings) nos vocais, Thurston Moore (Sonic Youth) e Don Fleming (Gumball) nas guitarras, Mike Mills (R.E.M.) no baixo e ninguém menos que Dave Grohl (Nirvana/Foo Fighters) na bateria.

O álbum é formado por, basicamente, covers de grandes canções de Rock n’ Roll do final dos anos 50/início dos anos 60. O destaque especial é que em Hamburgo, os fãs queriam que as músicas fossem mais rápidas, mais altas e mais agitadas.

Backbeat inicia com uma versão muito interessante de Money (That’s What I Want), de Barret Strong, que já mostra o ritmo acelerado e a ótima energia da banda. Em seguida temos uma clássica de Little Richard: Long Tally Sally, seguida pela ótima Bad Boy, de Larry Williams. A quarta canção do álbum é a famosíssima Twist and Shout, de Bert Russel e Phil Medley, seguida por uma acelerada Please Mr. Postman, dos The Marvelettes, e C’mon Everybody, de Eddie Cochran e Jerry Capehart. A segunda metade do álbum inicia com uma das mais conhecidas canções de Chuck Berry: Rock n’ Roll Music. A sétima faixa é uma ótima versão de Slow Down, de Larry Williams. A próxima canção é Roadrunner, com Mike Mills no vocal. A sequência final do álbum é o grande momento: três das mais famosas canções de rock n’ roll numa sequência frenética. A primeira é Carol, de Chuck Berry, seguida por Good Golly Miss Molly, de Little Richard, e, concluindo o álbum com estilo, a clássica Twenty Flight Rock, de Eddie Cochran.

Backbeat tem um ritmo viciante, e consegue, de certa forma, resgatar a atmosfera gerada pelos Beatles em Hamburgo de uma maneira nova e interessante. O álbum ganhou prêmio da BAFTA (British Academy Film Awards) como melhor trilha sonora. Ótima pedida para os fãs de rock n’ roll e dos Beatles. ;D

Destaques:

  • Money (That’s What I Want)
  • Twist and Shout
  • Twenty Flight Rock

Escute agora: Money (That’s What I Want)

Clique aqui para fazer o download do álbum! \o/

Relacionados

Tags: ,

Comente!


oito − = 1