John Lennon – Rock ‘n’ Roll

Postado por Bruno Cavalcante em 8 de março, 2010

Lançado no início de 1975, Rock ‘n’ Roll é um álbum de covers de músicas deste gênero lançadas no final dos anos 50 e início dos anos 60, cantadas por um de seus melhores: John Lennon. Rock ‘n’ Roll contempla faixas da maioria das inspirações de Lennon em seu início de carreira, como Chuck Berry, Gene Vincent, Little Richard e Buddy Holly. O álbum não obteve muito sucesso na época de seu lançamento, devido à complicações burocráticas e à alternância de bons e maus momentos de Lennon na mídia, mas foi ganhando seu espaço com o passar do tempo, sendo hoje amplamente considerado como um de seus bons álbuns.

Rock ‘n’ Roll inicia com Be-bop-a-Lula, de Gene Vincent, que Lennon chegou a conhecer em Hamburgo. Esta era uma das músicas favoritas tanto de John quanto Paul McCartney nos tempos pré-beatlemania. A segunda faixa é uma versão memorável de Stand by Me, sem dúvidas o grande destaque do álbum, com uma performance destacável de Lennon nos vocais. Em seguida temos o medley Rip it Up/Ready Teddy, de Little Richard,  seguida pela controversa You Can’t Catch Me, de Chuck Berry, que foi envolvida em um processo  de plágio contra Lennon por “Come Together“, supostamente, a copiar. Em seguida temos um ótimo cover de Fats Domino: Ain’t That a Shame.  A sexta faixa, iniciando a grande sequência do álbum, é uma interessante releitura da clássica balada Do You Wanna Dance, seguida pela empolgada Sweet Little Sixteen, também de Chuck Berry, e finalizando com a excelente Slippin and Slidin, de Little Richard. A nona canção é a clássica Peggy Sue, do seu ídolo Buddy Holly, seguida por Bring it on Home to Me, de Sam Cooke. A parte final de Rock ‘n’ Roll é um destaque à parte: três covers muito interessantes de gêneros um tanto destoantes. O primeiro é o clássico do rock ‘n’ roll Bony Moronie, de Larry Williams, seguido por Ya Ya, uma das favoritas de John, e concluindo o álbum com a balada Just Because, com direito a um pseudo-monólogo de Lennon.

Rock ‘n’ Roll é um álbum de certa forma simples e sem muitas pretensões, mas extremamente agradável, em grande parte pela ótima escolha de músicas e pelo talento e empolgação de Lennon. É também uma válida releitura dos clássicos do gênero, além de trazer uma certa nostalgia dos tempos pré-beatlemania, em que os fab four apresentavam uma set list formada, em sua maioria, por covers de grandes canções de rock ‘n’ roll em jaquetas de couro nos bares de Hamburgo e Liverpool. Recomendado para os fãs do gênero e, também, para os fãs de John Lennon. ;D


Destaques:
  • Stand By Me
  • Do You Wanna Dance
  • Slippin and Slidin
Escute agora: Stand by Me

Relacionados

Tags: , ,

Comente!


× oito = 64