The Strokes – Is This It

Postado por Bruno Cavalcante em 3 de abril, 2010

A grande obra-prima do quinteto nova-iorquino The Strokes, lançada em meados de 2001, Is This It foi uma referência definitiva para o rumo que o rock iria tomar nos anos seguintes. Vocal “desinteressado” e riffs contagiantes em uma aparente volta às raízes do “rock de garagem”. O álbum obteve grande sucesso comercial, além de críticas muito favoráveis dos principais periódicos, e lançou (pelo menos) três clássicos imediatos:  Someday, Last Nite e Hard to Explain.

O álbum inicia com a sua faixa-título: a “introspectiva” Is This It. Em sequência temos a viciante “Modern Age”, com um bom exemplo de uma das marcas registradas da banda: um início instrumental e crescente, para só depois iniciar o característico vocal de Julian Casablancas. A terceira canção do álbum é “Soma”, seguida por “Barely Legal”, quase como se fossem dois momentos da mesma canção. Em seguida temos a ótima “Someday”, a primeira dos “clássicos instantâneos” do álbum, com seu riff contagiante.  A sexta faixa é “Alone, Together” , que prepara o terreno para a sétima e, talvez, mais memorável canção do álbum: “Last Nite”, com seu início marcante, o vocal “rasgado” de Casablancas e o ritmo viciante característico dos Strokes. Sem tempo para respirar, somos apresentados a mais uma canção memorável do álbum: “Hard To Explain”. Depois da sequência someday-alone,together-last nite-hard to explain, sem dúvidas o ápice do álbum, temos a sequência final. Iniciando com a polêmica “New York City Cops”, seguida por “Trying Your Luck” e finalizando os pouco mais de 35 minutos do álbum com “Take it or Leave it”.

Is This It é um disco viciante, homogêneo, inovador (de certa forma) e, principalmente, muito agradável. Para mim, foi um dos primeiros albuns de rock internacional que eu realmente gostei. Lembro com carinho da minha empolgação ao escutar Last Nite pela primeira vez (devia ter em torno de 14 anos) e a minha surpresa ao ver que além desta haviam outras faixas igualmente brilhantes no álbum. Daí pra virar fã, foram questão de dias. ;D

Destaques:

  • Someday
  • Last Nite
  • Hard to Explain

Escute agora: Last Nite

Relacionados

  • Nenhum post relacionado.

Tags:

Comente!


quatro + 3 =