The Beatles – Revolver

Postado por Bruno Cavalcante em 7 de agosto, 2010

Lançado em 5 de agosto de 1966, o sétimo e um dos mais aclamados álbuns dos Beatles foi um marco não só para a banda, como para a música. Abraçado pelo público e pela crítica, Revolver permaneceu, na época de seu lançamento, no topo das paradas britânicas durante 7 semanas, e ficou em terceiro lugar na lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos da revista americana Rolling Stone, publicada em 2003.

O álbum inicia com a animada  Taxman, de George Harrison, seguida pela clássica Eleanor Rigby, de Paul McCartney, que funciona como um cartão de visitas do álbum: os Beatles estavam crescendo como músicos, explorando novos sons e ousando mais em suas letras.

“Please, don’t wake me / No, don’t shake me / Leave me where I am / I’m only sleeping.”

A terceira faixa é uma das minhas favoritas: I’m Only Sleeping, de John Lennon. A atmosfera conjugada por Lennon na música traz um clima de sono, preguiça… aquela vontade de dormir só mais um pouquinho que somos tão familiares. A próxima canção é Love You To, que ilustra bem a influência da música indiana nos Fab Four, seguida pela belíssima Here, There and Everywhere, de McCartney, sem dúvidas um de seus melhores trabalhos nos Beatles.

“We all live in the yellow submarine…”

Em sequência, temos a famosa balada infantil Yellow Submarine, cantada por Ringo Starr, com seu refrão clássico e que inspirou o filme homônimo, lançado em 1968. A sétima faixa é She Said She Said, de Lennon, iniciando a sequência de canções Lennon-McCartney, seguida pelas ótimas Good Day Sunshine e And Your Bird Can Sing.

“You want her / You need her / And yet you don’t believe her when she says her love is dead / You think she needs you.”

A nona música, For No One, merece um destaque especial. A letra, composta primariamente por McCartney, ilustra de uma maneira muito interessante o fim de um relacionamento. Sem dúvidas, McCartney estava inspiradíssimo neste álbum. Após For No One, temos Doctor Robert e mais uma de Harrison: I Want To Tell You. Revolver conclui de uma maneira característica de Lennon/McCartney: primeiro, com a ótima e agitada Got to Get You Into My Life, de McCartney, e depois com a psicodélica e experimental Tomorrow Never Knows, de Lennon. ;D

Escute agora: Eleanor Rigby
NO VIDEO SPECIFIED

Destaques:

  • Eleanor Rigby
  • Yellow Submarine
  • Here, There and Everywhere

Relacionados

Tags: , ,

Comente!


+ 7 = oito